No ultimo dia 02 de fevereiro aconteceu em Brasília um debate entre dirigentes sindicais na Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), com o analista político Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
“Não aceitamos mais perdas. A crise só será superada com a retomada da economia, valorização da indústria nacional, aquecimento do consumo e respeito aos direitos adquiridos pelos trabalhadores”, diz Miguel Torres, que coordenou os trabalhos acrescentando que "já passou da hora de o governo reconhecer suas verdadeiras bases".
A correção da tabela do Imposto de Renda e a redução das altas taxas de juros, que impedem a retomada do crescimento econômico, o equilíbrio das contas públicas e a geração de emprego e renda, também foram reivindicações comuns às Confederações.
O Secretário Geral da Conaccovest, Elias Ferreira esteve representando nossa Confederação e destacou a importância do papel das confederações na luta pela defesa dos trabalhadores.
Foi unânime a oposição das confederações sobre perdas de direitos no âmbito da reforma da Previdência Social.
Para Toninho do Diap, foi oportuna a iniciativa da CNTM. "A organização das categorias é fundamental para o enfrentamento no Congresso Nacional das propostas dos setores que atuam politicamente pela retirada de direitos e flexibilização da CLT". Ele destaca ainda que as mudanças no cenário político diminuíram o ímpeto dos congressistas que vivem com uma pauta conservadora atacando os direitos humanos e os avanços conquistados, por exemplo, pelo desarmamento.