Bom Dia! São Paulo, 19 de Abril de 2024
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
Fundação

 

CONACCOVEST

 

Uma História Vitoriosa!

 

A necessidade de ter suas questões tratadas de forma direta e com soluções adequadas ao setor fez com que, a Presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, Eunice Cabral, e diversas lideranças sindicais dos setores, têxtil, vestuário, couro e calçados, procurassem através de uma confederação própria, obter representatividade junto ao segmento e as autoridades. Neste momento começam as articulações para tornar a idéia em fato concreto.

         O apoio das Centrais Sindicais foi estratégico para todo o processo, diante de tamanha necessidade de estes setores terem sua união consolidada por uma confederação.

Mas o caminho para sua criação não foi fácil, antes mesmo de ser instituída um oficial de justiça tentou impugnar sua fundação.

         Em 21 de janeiro de 2006, em assembléia realizada no Sítio Escola Itamar Barbosa de Oliveira, em Mogi das Cruzes, São Paulo, nasce a CONACCOVESTConfederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados.

         Federações e sindicatos dos setores envolvidos, de diversos estados votaram e por unanimidade elegeram a 1ª diretoria da Confederação.

         Neste momento começa a luta na Justiça pelo registro da entidade, saímos vitoriosos!

         A CONACCOVEST começa então a desenvolver seu trabalho participando de grandes atos como:

·        Manifestações em Defesa do Trabalho na Indústria

·        Contra a Invasão dos Produtos de má Qualidade

·        Redução da Jornada de Trabalho sem a Redução de Salários

·        Redução dos Juros

·        Manifestação pela Jornada Mundial de Igualdade

·        Do trabalho Decente      

·        Reunião com o Presidente da República para tratar sobre a quebra de barreiras

·        Seminários de Formação de Líderes Sindicais em vários estados

·        Em parceria com o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador e o Ministério do Trabalho e Emprego, promoveu cursos de Qualificação e Requalificação profissional.

 

É uma entidade que tem como prerrogativas estatutárias, representar e defender os interesses, em âmbito nacional, dos sindicatos e das categorias profissionais envolvidas nos setores, além de integrá-los.

         Também é seu papel celebrar convenções, acordos, contratos coletivos de trabalho ou instaurar dissídios coletivos, desenvolver relações sociais e trabalhistas na defesa dos interesses dos (as) trabalhadores (as) do setor, dentre outros.

Mesmo atuante e promovendo através de um trabalho sério, a integração do setor, a CONACCOVEST teve seu registro suspenso pela justiça.Mas isso não tirou nossa Confederação de sua meta!

A CONACCOVEST não se intimidou e continuamos na batalha. Finalmente a árdua luta na justiça foi recompensada em 08 de outubro de 2008.

Ganhamos o restabelecimento e a confirmação de sua legitimidade pela Justiça entre por meio de certidão, pelas mãos do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Nossa história ganha ainda mais consistência, e em 21 de janeiro de 2009, uma nova eleição reelege, por unanimidade, a diretoria para mais uma gestão de lutas e muito trabalho.

         A CONACCOVEST tem como seu principal objetivo atender os anseios de todos os trabalhadores do setor do vestuário, têxtil, couro e calçados.

 

 

 
 

Sede Conaccovest
Rua dos Bandeirantes, 388 - 2º andar - Bom Retiro - SP - CEP: 01124010
Tel: (11) 3329-6320.

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234