"A história da Conaccovest é fundamentada em lutas que foram a base de sua estrutura. Somos uma confederação que se diferencia pela unidade" .
Este foi o discurso de abertura da presidente Eunice Cabral do Congresso que aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro em Atibaia – SP.
Dentre inúmeras lideranças representadas por sindicatos, federações e Central, presidente da Força Sindical Miguel Torres que destacou a importância da Conaccovest no setor e as bandeiras por ela defendidas.
O Congresso foi marcado por importantes palestras, entre elas a de Ergonomia realizada por Ricardo Serrano da Fundacentro e Milene Rodrigues secretária Nacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Conaccovest.
Há anos um trabalho conjunto da Fundacentro e Conaccovest vêm resultando em mudanças estruturais no ambiente de trabalho garantindo assim melhora na qualidade de vida do(a) trabalhador (a).
Sérgio Leite Pres. da FEQUIMFAR e 1° secretário geral da Força Sindical foi o palestrante da 2° rodada de palestras do Congresso. Falou da sobrevivência dos sindicatos, liberdade sindical e Financiamento das entidades sindicais
Já Clemente Hans Lucio do DIEESE, falou das Perspectivas econômicas e trabalhistas para 2016. “O crescimento de renda do Brasil não acompanhou o crescimento produtivo; temos que ter políticas industriais" destacou.
A Conaccovest vem realizando um trabalho intenso por todo o Brasil e o resultado disso é o número crescente de entidades filiadas. Durante o Congresso foram diversas novas filiações, entre elas o STI Calçados de Picada Café-RS com Elvira Graebin e o presidente da FETRATEX-SP e Pres. do SINDMESTRES, Jorge Ferreira.
Além das palestras foram discutidas propostas de trabalho para 2016, com destaque para temas de saúde, juventude, intercâmbio.
Aberto o microfone para os congressistas se pronunciarem além de apresentação de ideias. Jose Ricardo Leite falou representando o Paraná e destacou a importância da luta conjunta.
Reginaldo de Sousa Arantes da Federação de São Paulo defendeu a necessidade da ampliação de base. Cássia de Ibitinga sugeriu encontro de diversidade de gêneros. Raul Erlon Candido do Paraná destaca a necessidade de um encontro de formação sindical com qualificação e requalificação. Milene Rodrigues de Birigui defendeu o trabalho na base com os trabalhadores para crescimento do movimento.
O companheiro Enoque representando a delegação do Ceará agradeceu e reiterou a necessidade dos jovens se integrarem na Conaccovest.
O momento mais esperado do Congresso; aprovação da chapa que compõem a nova direção da Conaccovest para o período 2016/2020 por aclamação.
Reconduzida a presidência, Eunice Cabral destacou que a responsabilidade aumentou.
“As dificuldades serão superadas com a união. Somos representantes de um setor composto de milhões de trabalhadores (as)".