Temos vivido momentos marcantes na história da CONACCOVEST. Como característica do Movimento Sindical Nacional, toda trajetória é marcada por dificuldades, lutas e muito trabalho. E isto não tem sido diferente nestes três anos, desde nossa fundação em 21 de janeiro de 2006.
A CONACCOVEST nasceu de forma desafiadora e sempre teve como meta alavancar de forma definitiva os setores por ela abrangidos. Cada nova etapa de lutas enfrentadas garante fôlego e determinação para prosseguir. Apesar de sermos uma entidade considerada nova, os obstáculos que já ultrapassamos deixam muito claro a que viemos.
A conquista na Justiça de nossa legitimidade veio como base estrutural e nos impulsionou rumo ao crescimento. A cada dia agregamos Federações e Sindicatos de todo o país que buscam na CONACCOVEST base e apoio.
Nosso diferencial é o desenvolvimento de um trabalho conjunto com os (as) companheiros(as) das bases e, com certeza, toda nossa cadeia produtiva continuará sendo vista com prioridade em todas as suas necessidades. Nossa preocupação com os jovens e sua formação é um dos pilares para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento. Um deles, sem dúvida, é a questão da qualificação profissional. Preparar e dar condições para quem vai entrar no mercado de trabalho é um de nossos desafios. Através dos cursos de qualificação e requalificação profissional, ministrados em todo o país, milhares de trabalhadores (as) estão agora mais preparados para o mercado de trabalho.
Mas não ficamos por aqui! Nosso objetivo é ampliar este projeto alcançando, assim, milhares de brasileiros (as).
Além da qualificação estamos procurando soluções para inúmeras questões que envolvem os setores têxtil, vestuário, couro e calçados. Entre elas a questão da segurança, problemas com a saúde do(a) trabalhador(a) por causa de condições inadequadas no local de trabalho e a questão da saúde preventiva. Temos buscado alternativas e soluções junto a órgãos especializados e competentes que ofereçam condições dignas de trabalho.
Estamos focados em nossos objetivos e temos certeza que o maior reconhecimento que poderíamos ter, por todo trabalho desenvolvido, é visto e valorizado por quem mais nos interessa: o Trabalhador(a)!
Eunice Cabral
Presidente da CONACCOVEST