Boa Tarde! São Paulo, 19 de Agosto de 2018
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
Sindicato dos Sapateiros de Birigui, Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias de confecções e Bordados de Ibitinga, CONACCOVEST, FETINCCCOVEST e FUNDACENTRO unem-se para realizar ação em prol do trabalhador
29/09/2017

 

Sindicato dos Sapateiros de Birigui, Sindicato  dos trabalhadores nas Indústrias de confecções e Bordados de Ibitinga, CONACCOVEST, FETINCCCOVEST e FUNDACENTRO unem-se para realizar ação em prol do trabalhador


Dados oficiais da Previdência Social indicam que as dores lombares foram o maior motivo de ausência no trabalho em 2016 no país; que só no primeiro trimestre de 2016 foram afastados do trabalho 24.000 trabalhadores por esse motivo e que também por causa desse adoecimento no Brasil há a emissão de 1 atestado médico a cada 5 minutos.

Os planos de saúde indicam um aumento de 52% nos números de consultas por problemas de dores nas costas.

Cirurgias na coluna cresceram 79% de 2015 para 2016.

As principais causas são: 1. Postos de trabalho inadequados; 2. frio do ar condicionado; 3. pressão emocional e 4. Sedentarismo

Todos esses problemas causam os seguintes efeitos: absenteísmo, presenteísmo, queda de produtividade, queda de rentabilidade das corporações e alteração no clima organizacional.. A divulgação saiu na matéria da Revista Você RH e a organização desta exposição foi feita por Fernando Giatti - Técnico do Judiciário.

Devido a esses importantes dados à diretoria do SINTRACOB de Ibitinga, do sindicato dos Sapateiros de Birigui, a CONACCOVEST, a FETINCCCOVEST E A FUNDACENTRO resolveram não ficar de braços cruzados e ir atrás de ajudar os trabalhadores. Provocando ações de prevenção com objetivo evitar que o trabalhador (a) fique doente no trabalho, que reintegrem e ajudam o trabalhador e trabalhadora que já estão adoecidos.

“As nossas lutas por melhorias nos salários, por mais conquistas sociais aos trabalhadores, para que ele tenha amparo jurídico não cessaram mais também sabemos que uma vez o trabalhador doente a vida que normalmente é difícil torna-se pior ainda.” – Declara Josi Carmago – diretoria Presidente do SINTRACOB.

Para tanto o sindicato procurou ajuda a equipe CONACCOVEST & FUNDACENTRO (Milene Rodrigues, Eunice Cabral, Ricardo da Costa Serrano) que realiza em todo Brasil, trabalhos em prol da saúde dos trabalhadores e que já beneficiaram diretamente mais de 700 mil trabalhadores das indústrias dos setores têxtil, vestuário, couro e calçados, nos principais pólos produtivos no Brasil.

Neste trabalho solicitado pelo sindicato e que também conta com o apoio da FETINCCCOVEST a convite de Milene a equipe conta com a participação de mais dois importantes nomes: Da Professora Universitária e Consultora na área de Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho Drª Claudia Dias Ollay, e do Professor Universitário e Consultor na área de Segurança do Trabalho, ergonomia e Programa de Qualidade de vida no trabalho e engenheiro mecânico. Pós- Graduado em engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão de Projetos Flavio Koiti Kanazawa.

“É importante esse olhar e vontade da diretoria dos sindicatos de trabalhadores em trabalhar esse tema e resgatar mais dignidade a seus representados. O trabalhador muitas vezes convive mais tempo no ambiente de trabalho do que em sua própria casa; então porque não transforma-lo em um ambiente que o acolha, que não o deixe doente, que lhe tragam bem estar? – Ressalta Milene Rodrigues – Presidente do Sindicato dos Sapateiros de Birigui e Secretária Nacional de saúde, segurança e meio ambiente do trabalho da CONACCOVEST e indicada pela presidente da confederação de trabalhadores Eunice Cabral.

Ricardo Serrano - ergonomista da FUNDACENTRO (o braço do conhecimento do Ministério do Trabalho) é membro da equipe e reconhecido por muitos trabalhos importantes realizados por ele; como por exemplo: implantação da ergonomia no postos de trabalho do setor de produção das indústrias dos setores Têxtil, vestuário, couro, calçados dos principais pólos produtivos do Brasil, implantação de ergonomia nos postos de trabalho das Casas de Farinha de Alagoas (posto de trabalho das descasadeiras de mandioca), implantação de ergonomia no cockppit do avião tucano da Embraer, implantação de ergonomia nos postos de trabalho de caixas de supermercados, implantação de ergonomia nos postos de trabalho das Paneleiras do Espírito Santo e é atualmente professor da Escola Politécnica da USP do curso de especialização de engenharia de segurança do trabalho na disciplina de ergonomia cujos alunos são arquitetos e engenheiros.

Com esses trabalhos a sociedade ganha em todos os sentidos: O trabalhador por não adoecer e ter uma qualidade de vida melhor; a previdência na diminuição de gastos em auxilio doença ; auxilio acidentes, etc e o empresário porque o trabalhador bem tratado; automaticamente contribui para a empresa com maior e melhor produtividade e ela tem menores gastos com afastamentos de trabalhadores por motivo de adoecimentos. Destaca Eunice

“O que temos vivido no inicio de todo o trabalho que já realizamos é muitos trabalhadores convivendo com dores causadas por mal dimensionamento dos postos, por falta da ergonomia organizacional, física e cognitiva e uma vez contemplando o posto de trabalho com estes itens já se tem em médio prazo melhorias consideráveis tanto na parte da organização como no conforto e segurança do trabalhador” – Ressalta Ricardo.

A empresa parceira do Trabalho em Ibitinga é a SULAMITA que tem apoiado e colocado sua sede como de laboratório de estudo. Muito importante também essa parceria, pois o estudo esta sendo realizado “in loco” e em tempo real contemplando a realidade do posto de trabalho do trabalhador (a) e convidando ele a participar da construção de um mundo de trabalho melhor.
O diretor do SINTRACOB Mario Medeiros, o diretor chefe do departamento áudio visual da FUNDACENTRO Clodoaldo Cattite, a fotografa Natalia Baesso e o auxiliar de operações Marcos Alexandre Baesso foram a equipe de apoio no trabalho realizado na cidade de Ibitinga nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro.

É o sindicato de trabalhadores juntamente com a equipe CONACCOVEST & FUNDACENTRO, com o apoio da FETINCCCOVEST numa ação tripartite (sindicato, empresa e governo) conquistando mais respeito ao trabalhador!


   
Autor: Por Milene Rodrigues
Fonte: Imprensa Sindicato

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar
 
 
Visitantes
Nº de Visitantes
Sede Conaccovest - Brasília
SHS, Quadra 02, Bloco J –Loja 01 – Edifício Bonaparte Brasília – DF
Cep: 70322-901 Tel: 0xx 61 - 3225.0950

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234