Bom Dia! São Paulo, 22 de Janeiro de 2018
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
Comissão Especial da ABNT - avança em trabalho de revisão de Norma Técnica
20/09/2017

 

Comissão Especial da ABNT – avança em trabalho de revisão de Norma Técnica



Nesta sexta-feira dia 15 de setembro reuniu-se na sede da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas os membros da Comissão de Estudo Especial de Ergonomia – Antropometria e Biomecânica - Milene Rodrigues (CONACCOVEST –Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias dos etores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados); Dr. Ricardo Antônio Turenko Beça (ANAMAT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho– AM), coordenador da comissão; Dr. Eduardo Santino (OCRA -Instituto); Dr. Sergio Nicoletti (NICOLETTI); Flavio Kanazawa (Instituto e Sabedoria); Claudia Ollay (UNISA); Drª Simone Antunez Miguez ( ERGOSYS – ERGONOMISTA) e Dr. Ruddy Facci (INSAT), Drª Denise  Chiaradia – (Digitador – Ergonomics) ergonomista.

Todos os membros que participam da Comissão fazem o trabalho voluntariamente e as Normas Técnicas internacionais sobre os temas Ergonomia, Antropometria e Biomecânica são traduzidas, analisadas e editadas por estes, que também estudam a parte técnica das normas e as tornam aplicáveis no Brasil com o mesmo objetivo que foram criadas internacionalmente, pois, determinam os parâmetros legais da Norma e assim ajudam a proteger a saúde e segurança de milhões de pessoas através de sua aplicação pelo poder judiciário, auditores fiscais, sociedade civil, etc.

Na reunião do dia 15/09; os membros presentes da Comissão deram continuidade trabalharam para discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para a revisão da Norma Técnica 12.295 ABNT/NBR — Documento de candidatura para as normas ISO sobre movimentação manual (ISO 11228-1, ISO 11228-2 e ISO 11228-3) e avaliação de posturas laborais estáticas (ISO 11226).

Esse Relatório Técnico é um documento de aplicação que direciona os usuários da série ISO 11228 dos Padrões Internacionais, que guia a movimentação manual e ISO 11226, que lida com posturas laborais estáticas. Especificamente, ele guia o usuário e fornece informações adicionais na seleção e uso das normas apropriadas.

Todas as suas partes se aplicam às atividades ocupacionais e não-ocupacionais. As normas fornecerão informações para projetistas, funcionários, e outros envolvidos no trabalho, profissão e design do produto, tais como profissionais de saúde ocupacional e segurança.

Há de se destacar que nessa Comissão a CONACCOVEST através da sua secretária nacional de saúde, segurança e meio ambiente no trabalho Milene Rodrigues escolhida pela presidente da confederação Eunice Cabral é a única representante dos trabalhadores membro da comissão. Mérito conquistado pelo resultado do trabalho voltado para os temas, realizado em todo território nacional e com resultados de benefícios aos trabalhadores concretos.


   
Autor: Por: Milene Rodrigues
Fonte: Imprensa do Sindicato

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar
 
 
Visitantes
Nº de Visitantes
Sede Conaccovest - Brasília
SHS, Quadra 02, Bloco J –Loja 01 – Edifício Bonaparte Brasília – DF
Cep: 70322-901 Tel: 0xx 61 - 3225.0950

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234